Blog do Cereja


Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 Rss
27 jan

Frozen – Uma aventura congelante

Frozen ― Uma aventura congelante: mais um conto maravilhoso na versão da Disney

Frozen

Está em cartaz o filme Frozen ― Uma aventura congelante, adaptação e releitura do conto maravilhoso A rainha da neve, de Christian Andersen. Narra a história de Anna e Elsa, duas pequenas princesas do reinado de Arendelle, que brincam juntas e são muito amigas quando crianças. Porém, Elsa é dotada de poderes mágicos que ela mesma tem dificuldade de controlar. Por causa disso, a jovem princesa é levada pelos pais a se isolar de todos, inclusive da irmã, com medo de prejudicá-la.

Com a morte dos pais, Elsa, agora já adulta, quebra o isolamento e assume a coroa. Contudo, num gesto incontrolado, acaba congelando tudo, levando o seu reino a um eterno inverno. Assustada, a princesa foge para as montanhas.

A tarefa de Anna é encontrar a irmã e tentar salvá-la, o que só pode acontecer com um gesto de amor verdadeiro. No conto, a rainha Elsa é mais cruel e tenebrosa do que no filme, como é comum nas adaptações de cinema voltada ao público infantil.

Sendo da Disney, é claro que o filme é musical, com músicas e vozes muito interessantes.

Agora, quem dá show mesmo é o divertido boneco de neve Olaf. Na versão dublada, a voz da personagem pertence ao ator e comediante Fábio Porchat, que fez um trabalho simplesmente maravilhoso. Aliás, em entrevista, Porchat diz que adorou a experiência e que sempre teve interesse de trabalhar com humor para crianças.

Penso que o filme possa ser visto e abordado em diferentes níveis de ensino. Ele pode ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, no contexto de letramento e alfabetização, e pode também ser abordado no 6º ano pela perspectiva de Wladimir Propp, já que a narrativa de Frozen contém quase todos os ingredientes do conto maravilhoso clássico: a presença do mágico, o afastamento do lar, o final feliz, etc.

Tanto num nível de ensino quanto no outro, seria interessante ler também o conto literário e fazer um estudo comparativo com o filme, observando as diferenças e discutindo as razões delas.

Em sessões de cinema infantil, às vezes, mais do que o próprio filme, me interessa observar como as crianças estão recebendo o filme, se estão compreendendo certas sutilezas ou partes mais complexas, etc. No caso de Frozen, notei que ele alcança seu objetivo até mesmo com crianças menores de 7 anos. Uma boa pedida para crianças, pais e professores!

Frozen 1

3 comentários para "Frozen – Uma aventura congelante"

Raidete Fontes Nobre

11 de fevereiro de 2014 às 23:09

Valeu pelas dicas!

Responder

Wesley cartao de credito bradesco

19 de abril de 2014 às 22:38

Adoro o Frozen &, eh muito bomm!

Responder

Doroty cartao de credito bradesco

21 de abril de 2014 às 3:57

isso tem sido impressionante.

Responder

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *