Blog do Cereja


Sábado, 20 de Outubro de 2018 Rss
14 jul

Português contemporâneo: uma abordagem contemporânea do ensino de língua portuguesa

Português contemporâneo: uma abordagem contemporânea do ensino de língua portuguesa

A coleção seriada Português contemporâneo, aprovada no PNLD 2018, conforme o nome sugere, é uma obra atual, contemporânea, sintonizada com o jovem do nosso tempo e com as necessidades dos professores do ensino médio.


O desejo dos autores, ao criar a obra, era oferecer aos professores uma obra de língua portuguesa que integrasse os conteúdos de literatura, de gramática e de produção textual. Uma obra que não tratasse os estilos de época da literatura de forma cristalizada e estanque, mas estabelecesse relações dialógicas entre a literatura de um autor e de uma época com obras e autores de outras épocas. Uma obra que apresentasse não apenas os conteúdos essenciais de gramática, mas também uma forma diferente de abordá-los, além de incluir capítulos inteiros dedicados à análise linguística. Uma obra que trabalhasse os gêneros de discurso com uma perspectiva dos estudos de letramento, com diferentes práticas de leitura e escrita, e que incluísse gêneros da esfera digital e gêneros multimodais, como o roteiro de documentário e o conto multissemiótico.


Português contemporâneo: diálogos, reflexão e uso é uma coleção que tem por finalidade dar uma abordagem contemporânea aos conteúdos da disciplina, atualizada em relação aos estudos literários, à teoria de gêneros e às novas concepções de língua e linguagem.


O trabalho de literatura privilegia o desenvolvimento da competência leitora de textos literários, ao mesmo tempo que estabelece nexos com seu contexto de produção, com textos de outras áreas do conhecimento, bem como com outras linguagens e artes. Além de estarem presentes ao longo de todo o livro, seja nas frentes de gramática, seja na de produção de textos. As literaturas africanas de língua portuguesa têm um espaço privilegiado na obra, da mesma forma que a literatura negro-brasileira, até então nunca tratada em outros manuais didáticos.


O estudo da gramática privilegia os conteúdos indispensáveis para a proficiência linguística do estudante, sempre trabalhados de forma contextualizada e por uma perspectiva textual e enunciativa. Textos estudados na parte de literatura frequentemente são retomados para serem vistos também sob a perspectiva linguística e gramatical, em cujos exercícios são propostos outros textos do autor estudado na parte de literatura. Ainda, em momentos oportunos, os exercícios são associados a estratégias de produção de textos, num trabalho conjunto entre as frentes de gramática e produção.


A produção textual, por sua vez, organiza-se em torno de projetos e de diferentes práticas sociais de linguagem, envolvendo gêneros escritos, orais, digitais e multimodais. Há também os gêneros relacionados à esfera do trabalho, como a entrevista de emprego, a carta de apresentação e o currículo. Sempre que possível, os gêneros explorados nessa parte “dialogam” com os gêneros ou com o contexto histórico trabalhados em literatura, bem como com os conteúdos explorados na gramática.


Com um projeto gráfico envolvente e estimulante, Português contemporâneo é, enfim, uma obra sintonizada com o nosso tempo, com as atuais necessidades do aluno e com o desejo dos professores de ministrar um curso rico e instigante de língua portuguesa.

Português Contemporâneo

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *