Blog do Cereja


Domingo, 22 de Outubro de 2017 Rss
29 set

Sai a nova edição da coleção Português: linguagens para o ensino fundamental I

Sai a nova edição da coleção Português: linguagens para o ensino fundamental I

Capas PL MERCADO 2017_2018

Prezados professores:

A nova edição da coleção Português: linguagens voltada ao ensino fundamental I, acaba de ser lançada e começa a chegar às escolas.

Resultado de um ano de trabalho, a nova edição traz uma série de mudanças, motivadas pela necessidade de atualização da obra ― já que muitos textos, especialmente os jornalísticos, envelhecem ―, pelo intercâmbio no contato direto com professores e alunos e também pelas recentes discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular feitas ao longo de 2016 e 2017.

O volume 2 da nova edição, por exemplo, apresenta dois temas de unidade inteiramente novos: “Ser brasileirinho!” e “Lá vêm histórias”. O primeiro tema possibilita abordar a questão da identidade da criança brasileira e o segundo retoma o conto maravilhoso, também explorado no volume 1.

Houve alteração de parte significativa dos textos destinados à leitura e à interpretação e também dos textos voltados aos estudos de letramento e alfabetização ou de ortografia e gramática. Também foram substituídos quase na totalidade os textos visuais e filmes das seções Leitura de imagem e Leitura de filme.

Muitos dos textos abordam temas atuais, como o da criança nas redes sociais e na Internet; os jogos eletrônicos e a criança; preconceito racial; o movimento migratório no mundo de hoje. É trabalhado um fragmento da obra Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca, além de contos e lendas indígenas e africanos.

Seguindo as novas orientações da Base Nacional Comum Curricular, que prevê a alfabetização em dois anos, apenas no volume 1 os textos para leitura do aluno estão em letras maiúsculas e a partir da primeira unidade do volume 2, começamos a apresentar para o aluno os diferentes tipos de letra.

Há, na atual edição, duas novas seções: De olho na oralidade, que aparece em todos capítulos no mínimo uma vez, seja na parte de leitura e interpretação, seja na parte de produção de texto ou de gramática; e Lendo tabela/gráfico/infográfico, que aparece a partir do volume 3, com uma frequência de uma vez por semestre. Na primeira delas, o aluno participa de diferentes tipos de atividade oral, como escuta e oralização de um texto, declamação, jogral, brincadeiras e jogos orais, roda de conversa, roda de discussão, exposição oral, apresentação artística. Em Lendo tabela/gráfico/ infográfico, o aluno desenvolve habilidades de leitura de textos não lineares, como o próprio nome da seção sugere.


A seção Passando a limpo, que ficava no final dos volumes, agora se chama Retomando e ampliando e está no final dos capítulos, mais sintonizada com os conteúdos desenvolvidos e com a metodologia adotada. Assim, terminado o estudo de cada capítulo, o professor poderá propor o Retomando e ampliando como lição de casa e já cobrar na aula seguinte.

A nova edição abre espaço para gêneros e projetos orais que antes não integravam o trabalho, como a notícia oral, a entrevista oral, o jornal de rádio e o jornal televisivo.

Atendendo aos pedidos dos professores, nesta edição há, em todos os capítulos de gramática, boxes com o título Lembre-se, nos quais são retomados conceitos desenvolvidos em anos anteriores. Assim, a gramática se apresenta bem mais reforçada do que nas outras edições.

Além disso, as tendências apontadas na Base Nacional Comum Curricular nos levaram a fazer uma série de mudanças, como a inclusão de alguns conteúdos gramaticais, como estudos sistematizados de prefixos e sufixos, concordâncias nominal e verbal, pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, sinonímia e antonímia, acentuação (quase completa). Porém, a leveza e a concepção com que esta edição trabalha esses conteúdos ― ou seja, a visão de uma gramática mais voltada para a leitura e a escrita, e não para a mera nomenclatura gramatical ― são as mesmas das edições anteriores.

Professores, convido-os a solicitar a nova coleção aos nossos representantes em sua cidade. Nós, autores, estamos muito felizes com os resultados desse novo trabalho e acreditamos que vocês também vão gostar bastante!

 

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *