Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
10 Nov

1º Prêmio Saraiva de Literatura e Música

1º Prêmio Saraiva de Literatura e Música

Na última terça-feira, dia 4/11, houve a revelação e a premiação dos vencedores do 1º Prêmio Saraiva de Literatura e Música. Com a apresentação de Zeca Camargo, a noite celebrou também os 100 anos da Saraiva, e contou com uma retrospectiva de sua história por meio do discurso de abertura de Jorge Saraiva Neto e de animações e representação teatral.

A criação de um prêmio de Literatura e Música é compatível com a história da Saraiva, uma empresa que se construiu em torno da palavra e do livro – primeiramente vendendo livros e, mais tarde, produzindo e comercializando livros e outros bens culturais.

Se a Saraiva já vinha cumprindo um papel fundamental na difusão da cultura brasileira no último século, a iniciativa de fomentar o surgimento de novos talentos da literatura e da música nacionais da atualidade é uma forma de inovar e fortalecer o seu papel como divulgador cultural.

Os prêmios foram concedidos às categorias de poesia, crônica,  romance e canção (https://www.facebook.com/hashtag/saraiva100anos) . Embora se possa inicialmente estranhar o prêmio de música concedido por uma editora, a inclusão do gênero canção é compatível com o papel que a música popular brasileira assumiu no século XX, muitas vezes substituindo a poesia – ainda restrita a um pequeno grupo de leitores – e, pelos meios eletrônicos, levando a palavra cantada a um número enorme  de pessoas.  A qualidade que a palavra cantada alcançou nas composições de autores como Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Caetano Veloso, entre outros, também fez diminuir a distância entre o verso do poema e o verso cantado.

Embora o poema e a canção sejam gêneros completamente distintos, que servem a objetivos diferentes, a Saraiva, como produtora de bens culturais, acertou ao incluir um prêmio ao gênero canção.  Sorte do público presente, que se divertiu muito com a apresentação dos três grupos finalistas e pôde assistir também aos agradecimentos emocionados dos vencedores dos gêneros da Literatura.

Os vencedores dos prêmios terão suas obras publicadas, divulgadas e distribuídas pela Editora Saraiva. Um bom pontapé para iniciar a carreira.

Sucesso aos vencedores! E que, nos próximos anos, outros prêmios Saraiva possam dar continuidade a essa maravilhosa iniciativa.

 

Lista dos premiados:

 

Literatura Infantil – Poesia

1º lugar: Jacqueline Lopes Salgado Soares (Bauru/SP)

2º lugar: Christian Nectoux David (Porto Alegre/RS)

3º lugar: Valquíria Gesqui Malagoli (Jundiaí/SP)

 

Literatura Juvenil – Crônica

1º lugar: Vanessa Luiza Martinelli Levandowski (Joinville/SC)

2º lugar: Elika Takimoto (Rio de Janeiro/RJ)

3º lugar: Carlos Augusto de Almeida (Três Rios/RJ)

 

Literatura Adulta – Romance

1º lugar: Andreia Fernandes Soares Leite (Rio de Janeiro/RJ)

2º lugar: Mauro Vieira Maciel (Florianópolis/SC)

3º lugar: Evaldo Balbino da Silva (Belo Horizonte/MG)

 

Música

1º lugar: Zé Vito (Rio de Janeiro/RJ) – Álbum: Já Carregou

2º lugar: Adiel Luna (Recife/PE) – Álbum: Adiel Luna e Coco Camará

3º lugar: Rapha Moraes (Curitiba/PR) – Álbum: La Buena Onda


William Cereja 4 William Cereja William Cereja 2 William Cereja 3

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *