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Wednesday, 27 de October de 2021 Rss
08 Jun

A seção “Passando a limpo” da coleção Português: linguagens

A seção “Passando a limpo” da coleção Português: linguagens

Passando a limpoAlguns professores têm manifestado interesse por uma seção nova que faz parte desta edição da coleção Português: linguagens: a seção Passando a limpo. Fazem muitas perguntas sobre ela, como, por exemplo, por que explicita os descritores da Prova Brasil e, diferentemente do restante da obra, por que apresenta testes de múltipla escolha?

Então vamos comentar por partes: 

1. Por que explicitar os descritores da Prova Brasil?

Seria cansativo se todas atividades desenvolvidas na coleção tivessem a identificação do descritor correspondente na Prova Brasil. Além disso, como todos sabemos, os descritores se voltam principalmente à avaliação da parte de leitura. Há poucos descritores relativos à parte de análise linguística e nenhum voltado à produção de texto. Logo, se quiséssemos identificar descritores da Prova Brasil em todas as atividades do livro, seria inviável pela falta de descritores específicos.

A iniciativa de criar 40 testes de múltipla escolha a partir dos descritores da Prova Brasil tem como objetivo oferecer ao professor uma ferramenta para avaliar seus alunos com critérios, digamos, “oficiais”. Isto é, uma avaliação semelhante àquelas a que o estudante é submetido em avaliações externas, nacionais ou estrangeiras, como a Prova Brasil e o PISA.

 2. Por que o teste de múltipla escolha?

O segundo objetivo da seção é criar situações de avaliação em que o estudante também experimente o teste de múltipla escolha, que tem sido muito usado hoje para diferentes fins – como o Enem, os vestibulares, os vestibulinhos e as avaliações oficiais de toda espécie. Aliás, saber lidar com questões de múltipla escolha é também uma aprendizagem, pois envolve operações complexas como julgar e comparar as afirmações feitas nas alternativas até chegar, por eliminação, à melhor resposta entre as apresentadas.

A identificação das habilidades de leitura ou dos descritores da Prova Brasil interessa essencialmente ao professor. Por isso é que apenas no livro do professor, ao lado de cada questão, são identificados os descritores envolvidos.

Para nós, a seção Passando a limpo é facultativa e não deve ser utilizada como meio de atribuir nota. O objetivo é avaliar as habilidades de leitura desenvolvidas, a fim de que o professor possa interferir em tempo, se necessário. Quanto ao uso, fica a critério do professor utilizá-la se quiser e quando quiser. Sugerimos que ele aplique essa avaliação ao final de cada unidade, mas ele poderá escolher a melhor forma de utilizar esse material.

Veja um exemplo de como é feito esse trabalho: um texto e duas questões, com identificação para o professor dos descritores envolvidos.

Passando a limpo - questão
Passando a limpo - questão 2

 

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