Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
20 Jan

África e africanidades

África e africanidades
Em minha recente passagem por Salvador, tive o prazer de ter, em minha palestra, a presença do professor José Carlos Bastos, que me presenteou com o DVD África e africanidades ― Mbondo: nossas raízes africanas.
Patrocinado por algumas escolas de Salvador, um grupo de professores de diferentes disciplinas produziu um documentário sobre as raízes da cultura afro-brasileira, particularmente a cultura baiana, que recebeu inúmeras influências africanas.
O mais surpreendente é que esse grupo de professores foi até a África e ali entrevistou autoridades, professores, historiadores, pessoas comuns do povo, etc. Cada professor examina as nossas raízes culturais africanas sob o ponto de vista de sua disciplina. Portanto, trata-se de um documentário pedagógico, com múltiplos olhares da literatura, da língua, da historiografia da colonização e da mais recente, da música, da sociologia, da etnografia, etc.
Embora pese um pouco o caráter didático do DVD, que não perde o jeitão de escola e de aula, trata-se, sem dúvida, de uma iniciativa maravilhosa desses professores e de seus patrocinadores, já que é necessário realmente aprofundar as questões que envolvem as raízes etnológicas e culturais do povo brasileiro. E não apenas porque é lei, mas porque está em jogo a nossa própria identidade.
Valeu, Zé Carlos! Valeu, professores baianos!
áfrica

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *