Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
18 Mar

Alfabetizar em tablets e smartphones?

Alfabetizar em tablets e smartphones?

Alfabetizar em tablets e smartphones

Já não há mais dúvida. Se a criança em fase de alfabetização e letramento deve estar em contato com as mais variadas práticas sociais de linguagem, como deixar de considerar a importância da tecnologia nesse processo?

Seja acessando sites com linguagens multimodais, seja teclando no celular da mãe ou no próprio, o processo de letramento e alfabetização caminha mais rápido com o apoio da tecnologia. E é isso que mostra uma pesquisa feita na Inglaterra com mais de mil crianças. Vale a pena ler este artigo:

Uso de tablets incrementa habilidades de leitura das crianças

Pesquisa realizada pelo fundo nacional de alfabetização da Inglaterra apontou que crianças que usam tablets e smartphones para ver histórias e ler livros têm um melhor desempenho que aquelas que o fazem apenas na imprensa.

O resultado da pesquisa, realizada em parceria com a empresa educacional Pearson, destaca o papel importante da tecnologia na comunicação e linguagem das crianças. Isto ocorre principalmente nos primeiros cinco anos de vida dos pequenos.

De acordo com o relatório, há mais benefícios em interações digitais e impressas do que apenas as impressas. Aqueles que usaram os dois meios para se informar tiveram um desempenho melhor do que aqueles que liam apenas no papel.

A pesquisa foi feita com 1.028 pais de jovens entre três e cinco anos. Constatou-se que 75% deles tinham acesso a tablets ou smartphones em casa.

Um quarto das crianças pesquisadas usou as telas interativas para ler ou olhar para histórias. Já 95% usou histórias impressas em casa para fazer o mesmo. No final do levantamento, todos aqueles que liam tanto nas telas quanto nas mídias impressas apresentaram um melhor desempenho que as demais.

Junto a isso, o relatório ainda mostrou que a maioria dos entrevistados gostaria de aumentar o acesso a este tipo de tecnologias em seus lares.

O diretor do fundo, Jonathan Douglas, destacou a importância da tecnologia na vida das pessoas:
— A tecnologia está atingindo um papel cada vez mais crucial em nossas vidas, e as crianças estão aprendendo e mudando rapidamente. É importante nos mantermos atualizados com estas mudanças e o impacto disso na educação dos jovens.

Ainda para Douglas, o hábito dos pais lerem junto aos seus filhos aumenta o prazer acerca da literatura. Daí a importância do papel dos pais desde cedo para despertar este interesse na vida das crianças.
(http://noticias.r7.com/educacao/noticias/uso-de-tablets-incrementa-habilidades-de-leitura-das-criancas-20140313.html)

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *