Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
09 Jun

Comunhão pela música

Comunhão pela música

A menina e o tambor

“Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam “não”
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração”

Na “Canção da América”, Milton Nascimento já dizia “O que importa é ouvir/ a voz que vem do coração”. Mas o que é ou qual é a voz que vem do coração?

Talvez uma das respostas possíveis a essa pergunta esteja na animação A menina e o tambor, dirigida por Thiago Sacramento. (Link: http://vimeo.com/15043708). O vídeo é baseado na obra homônima de Sônia Junqueira, com ilustrações de Mariângela Haddad, publicação da Autêntica Editora.

Visto pela ótica de uma criança, o mundo parece ser triste. Fechadas em si mesmas e preocupadas apenas com seus próprios problemas, as pessoas não interagem, não se comunicam. Não há espaço para o lazer, para a alegria, para o prazer. É o mundo da rotina, do trabalho, dos afazeres. O que fazer para romper com esse cotidiano massacrante?

“O que importa é ouvir a voz do coração”. E é isso que faz a menina. Ela ouve a voz de seu próprio coração, e a voz que dele surge são as batidas de um tambor, que é o próprio ritmo da vida. Mas é também o ritmo da alegria, da comunhão, que contagia e aproxima as pessoas.

Embalados pelo ritmo, cada um descobre o seu próprio instrumento musical e participa a seu modo da música da vida. As pessoas se transformam, a cidade se transforma, e a vida passa a ser uma experiência viável e feliz.

Com belíssima trilha sonora de Fernando Moura, o vídeo é delicioso e acessível a estudantes de diferentes idades. Permite análise e interpretação tanto em turmas de aula do 1º ano quanto em turmas do 6º ano, sem problemas.

É também um ótimo material para uma atividade interdisciplinar com a área de Educação Artística.

Divirtam-se e deixem-se levar pela música que vem do coração.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *