Blog do Cereja


Tuesday, 27 de July de 2021 Rss
05 May

Dia da Língua Portuguesa

Olá, professores!


Hoje, dia 5 de maio, é o Dia da Língua Portuguesa! Aproveito a oportunidade para saudar todos os profissionais da educação que, como você, trabalham diariamente com nossa língua, seja em atividades de leitura e escrita, seja em atividades de fala e escuta.

Língua é comunicação, é interação e transformação. Sem ela nos fecharíamos em nós mesmos e em nosso mundo particular.

O isolamento social que estamos vivendo neste momento é uma mostra clara de como, apesar da distância física, ainda podemos nos comunicar e interagir com as pessoas por meio da língua.

Veiculada de múltiplas formas e em diferentes suportes, é ela que aproxima as pessoas para informar, para externar emoções, para cuidar do outro, para trabalhar. É a língua que, mesmo usada à distância, mantém nossa identidade como cultura, povo e nação.

Nunca foi tão importante o ensino de língua como hoje. Num quadro complexo como o atual, de informações contraditórias, de discursos de ódio e fake news, saber ler criticamente os textos que circulam, verbais e multimodais, impõe-se a cada indivíduo como uma necessidade absoluta.

E a tarefa de educar, nesse contexto, coloca a todos nós, professores, desafios inteiramente novos. O uso de plataformas e recursos digitais, atividades virtuais compartilhadas, aulas on-line, ao mesmo tempo que podem se apresentar como dificuldade num primeiro momento, são também aprendizagens que faremos juntos com nossos alunos e poderão levar a educação a um patamar diferente.  

Cada um do seu jeito e com suas próprias ferramentas, vamos vencer este momento e preparar o futuro, o novo. Lembrando as palavras de Guimarães Rosa, recriador de nossa língua: “Ouvir a vida para poder transmiti-la […] É preciso dar coisas novas, há milhares de coisas novas para dar. É descobri-las”.          

Abraços a todos.

                         

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *