Blog do Cereja


Monday, 2 de August de 2021 Rss
19 Aug

Lançamento da coleção Interpretação de textos para o ensino fundamental I

Lançamento da coleção Interpretação de textos para o ensino fundamental I

Interpretação de textos
Gostaria de dar uma notícia que nos deixou muito felizes: o lançamento de uma nova obra, a coleção Interpretação de textos – Desenvolvendo a competência leitora (1º ao 5º ano do ensino fundamental I).

O desenvolvimento da competência leitora é uma das principais metas da educação básica. Interdisciplinar por natureza, a leitura é ferramenta indispensável para a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. 

Por meio da leitura leem-se textos, gêneros e enunciados de diferentes disciplinas, analisam-se mapas e infográficos, apreende-se um tema de redação a partir das relações entre textos afins; também é por meio da leitura que refletimos criticamente sobre o mundo que nos cerca e nos sensibilizamos com os diferentes objetos culturais com que temos contato.

A leitura é ainda o meio eficaz para que o estudante, após concluir os estudos básicos, continue a estudar, seja na universidade, seja durante toda a sua vida profissional, na qual deverá enfrentar desafios de novos letramentos.

Considerada a importância que a leitura desempenha na vida das pessoas, não é de estranhar que ela seja a competência mais valorizada em exames de relevância nacional e internacional, como o Enem, a Prova Brasil, o Pisa, etc.

Visando contribuir para construção das bases da competência leitora, criamos, juntamente com a professora Ciley Cleto, a nova coleção Interpretação de textos. Essa coleção complementa e completa o projeto de desenvolvimento da competência leitora, iniciado com a publicação de Interpretação de textos – Construindo competências e habilidades em leitura (ensino médio) e Intepretação de textos – Desenvolvendo a competência leitora (ensino fundamental II).

Com uma rigorosa seleção de textos verbais e não verbais, de linguagens e gêneros variados, com questões dissertativas e de múltipla escolha, as obras dessa coleção vertical se constituem numa importante ferramenta para escolas e professores que veem a competência leitora como meio de melhorar o trabalho com leitura não apenas em Língua Portuguesa, mas também em todas as outras disciplinas. E, a longo prazo, oferecem condições para que o jovem enfrente com tranquilidade exames em que a leitura tem papel destacado, como o Enem e os vestibulares.

Concebidas para ampliar ou reforçar o trabalho de leitura e interpretação de textos, as obras dessa coleção têm foco exclusivamente no desenvolvimento da competência leitora e, com uma carga de 1 aula semanal, podem ser utilizadas em conjunto com outras obras e outros materiais didáticos. Nos anos iniciais, cumprem também o papel de um rico material complementar ao processo de alfabetização e letramento.

Todos os volumes são acompanhados de recursos digitais, como filmes, músicas, clipes, jogos educativos, entrevistas, reportagens, que tornam as aulas mais interativas e atraentes.

Se a competência leitora é uma das chaves da educação para a cidadania, entendemos que o trabalho deva começar desde cedo, com vigor e qualidade.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *