Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
04 Mar

Maringá, uma cidade comprometida com a educação

Maringá, uma cidade comprometida com a educação

Maringá

Depois de dez anos, visitei, na última quarta-feira, a cidade de Maringá, no norte do Paraná. Maringá é uma cidade muito bonita: ruas largas, planas e arborizadas, um parque no meio da cidade e uma catedral de fazer inveja. Uma cidade com um bom padrão de vida e escolas e professores muito competentes. 

Com um tema bastante amplo, “A importância do trabalho pedagógico para o desenvolvimento da linguagem”, e um tempo relativamente curto, fiz uma palestra para cerca de 150 professores no auditório do Colégio Regina Mundi, que abriu suas portas a todos os professores da cidade. Além de sermos todos muito bem recebidos pela direção do Colégio, ali pudemos rever vários professores e conversar com muitos deles.          

Procurei destacar que a linguagem e o texto são, ou deveriam ser, o objeto central das aulas de língua portuguesa, seja para o trabalho de leitura e interpretação de textos (verbais e não verbais), seja para o trabalho de reflexão sobre a língua, seja para o de produção textual, com seus gêneros orais e escritos.

Também procurei mostrar que as aulas de língua portuguesa podem ser muito enriquecidas com o uso de diferentes linguagens e objetos digitais. Pintura, música, filmes, entrevistas e muitos outros recursos podem trazer aos conteúdos da disciplina uma abordagem nova, rica, lúdica e interativa.
Maringá 2

Ao final do nosso tempo, ainda havia no ar um sabor de “quero mais”. Mas ficou a promessa de regressarmos a Maringá para continuarmos a deliciosa conversa, com a esperança de que não seja preciso esperar por mais dez anos.

A todos os que estiveram presentes e colaboraram com o evento, meu muito obrigado e meu abraço fraterno. 

 

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *