Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
28 Jul

Música de qualidade para crianças: Zeca Baleiro e seus bichos malucos

Música de qualidade para crianças: Zeca Baleiro e seus bichos malucos

Quem disse que criança não entende de qualidade musical? As crianças podem até não saber por que gostam mais de umas músicas do que de outras, mas suas preferências normalmente estão relacionadas com a qualidade da canção, ou seja, com o trabalho com a palavra, com o ritmo, com a riqueza melódica, com os instrumentos, com o vocalista, etc. Ou seja, criança gosta de música boa!

Já comentamos aqui sobre o fantástico trabalho feito pelo grupo Palavra Cantada. E também sobre a parceria de Arnaldo Antunes e Edgar Scandurra, que resultou no maravilhoso projeto Pequeno Cidadão (http://www.pequenocidadao.com/).

Hoje, vamos abrir espaço para o CD Bichos esquisitos, de Zeca Baleiro e convidados. São 28 canções, a maior parte de autoria do próprio Zeca Baleiro, cantadas em parceria com artistas de tendências musicais diferentes, como MC Gaspar, Fernanda Abreu, Tom Zé, MPB4, Tetê Espíndola e Walter Franco, entre outros.

Zeca Baleiro

Todos conhecemos as letras geniais que Zeca Baleiro já produziu, especialmente em seu histórico CD Líricas, com a antológica “Flor da Pele”, e sabemos de suas qualidades poéticas como letrista. E, do ponto de vista musical, também sabemos que ele navega tranquilamente pelas águas da MPB, do forró (ele é maranhense, lembra-se?), do heavy metal, do blues, do rap e do reggae.

Pois é com as mesmas qualidades de letrista e músico que Zeca Baleiro encara o projeto musical Bichos esquisitos, um disco de diversidade rítmica e letras muito boas, gostosas de ler e de cantar. Por exemplo, que tal falar ou cantar estes versos, que são um verdadeiro trava-línguas: “O ornitorrinco foi ao otorrino/ O ornitorrinco foi ao otorrino/ O ornitorrinco foi ao otorrino/ Ao otorrinolaringologista/ O ornitorrinco foi ao otorrino”? (Leia a letra e ouça a canção em https://www.letras.mus.br/zeca-baleiro/o-ornitorrinco/). Diversão certa na sala de aula ou em casa!

Diferentemente de outros projetos infantis, que em grande parte são bem-comportados ou politicamente corretos, Zeca Baleiro opta pelo caminho também trilhado por Ziraldo ao criar seu Menino Maluquinho, ou seja, a criança esperta, malandra, criativa, encrenqueira, amiga, espoleta, que gosta de aprontar todas… Enfim, criança.

Em entrevista à Folhinha, Baleiro disse: “A criança é rock´n´roll e poesia. É a única fase da vida em que você pode ser louco sem ser internado.”

Esse espírito “maluquinho” também se espelha na seleção dos bichos que o compositor fez para seu CD. Na “arca do Baleiro” só entram bichos estranhos, como o ornitorrinco, a joaninha dark, a girafa rastafári, o morcego sanfoneiro, o peixe-elétrico, a minhoca dorminhoca e muitos outros.

As canções são muito adequadas para todo o ensino fundamental I. Com certeza, algumas delas farão parte da próxima edição de Português: linguagens.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *