Blog do Cereja


Wednesday, 28 de July de 2021 Rss
29 Mar

No ritmo dos tantãs

No ritmo dos tantãs

NO RITMO DOS TANTÃS

Fechando o conjunto de comentários e sugestões a respeito de literatura africana de língua portuguesa e de literatura negro-brasileira, gostaria de dar uma última sugestão a professores interessados em trabalhar com seriedade essa produção cultural: a obra No ritmo dos tantãs – Antologia poética dos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe), de Rogério Andrade Barbosa (Editora Thesaurus).

O autor é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de literatura afro-brasileira e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, onde trabalhou como professor voluntário. Dessa rica experiência no continente africano provavelmente nasceu seu interesse em conhecer de perto a produção literária dos países africanos de língua portuguesa e a possibilidade concreta de reunir um rico material. O autor regressou ao Brasil em 1981 e, desde então, vem divulgando informações a respeito da Guiné, de sua história, sua cultura e sua literatura.

Já comentamos aqui a dificuldade de encontrar publicações de qualidade na área, que contemplem os cinco países africanos, e não apenas Moçambique e Angola, e reúnam um grande número de autores, e não apenas os já consagrados.

Em No ritmo dos tantãs, Rogério Andrade Barbosa reúne 57 poetas. O texto é bem-estabelecido e revisado. Além disso, apresenta uma pequena biografia de cada poeta e notas de rodapé a respeito de vocábulos de origem africana.

Enfim, trata-se de uma obra útil a professores do ensino fundamental II, do ensino médio e de nível superior. E a um preço muito acessível: apenas 20,00 reais. Certamente não será fácil encontrar a obra em livrarias, mas você poderá comprá-la pela Internet. Basta entrar no site da Editora Thesaurus. Boa leitura!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *