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Wednesday, 27 de October de 2021 Rss
14 Apr

Novas propostas para o ensino de língua portuguesa no ensino médio

Novas propostas para o ensino de língua portuguesa no ensino médio

Em 2006, Clécio Bunzen e Márcia Mendonça organizaram e publicaram o livro Português no ensino médio e formação do professor (Parábola), a meu ver a mais importante publicação dos últimos anos voltada a professores (e não somente pesquisadores) que atuam no ensino médio. Aliás, a maior parte dos artigos que compõem aquela obra ainda é de completa atualidade, como, por exemplo, o belíssimo artigo de Márcia Mendonça a respeito do ensino de gramática.

Publicação de 2006.

Publicação de 2006.


Eis que agora a competente dupla de professores pernambucanos radicados em São Paulo nos presenteia com a obra Múltiplas linguagens para o ensino médio (Parábola).

O cuidado da obra começa pela seleção dos autores, pesquisadores e professores renomados em sua atividade profissional. Sem desmerecer nenhum dos outros, essa obra conta com autores destacados como Roxane Rojo , Angela Dionisio, Angela Kleiman, Beth Marcuschi, Antônio A. Gomes Batista.

Os temas não poderiam ser mais atuais: entre outros, a questão da multimodalidade nas aulas de língua portuguesa, o grafite, o blog, a história em quadrinhos, o telejornal, o documentário e o videoclipe como ferramentas de trabalho.
Múltiplas linguagens para o Ensino Médio
Apresentando o que há de mais recente nas pesquisas de linguagem e de ensino de língua portuguesa, os autores dão dicas preciosas de como conduzir o trabalho, fazendo uso da tecnologia e adequando-a à realidade e às necessidades dos estudantes e dos professores.

O trabalho de Jaciara J. Gomes, por exemplo, é muito útil aos professores que atuam em comunidades da periferia, nas quais a cultura hip-hop se destaca como elemento agregador e de identidade social. O trabalho de Roxane Rojo e Eduardo Moura fecham a coletânea discutindo como a criação de videoclipes na escola permite aos jovens assumir o papel de produtores culturais em sua comunidade ou nas redes sociais.

Angela Kleiman, Rosana Ceniceros e Glícia Azevedo, tomando como exemplo os gêneros do jornal, discutem a importância dos projetos de letramento como meio de estruturar a proposta pedagógica de ensino de língua no ensino médio.

Enfim, Múltiplas linguagens para o ensino médio é outra importante contribuição de Clécio Bunzen e Márcia Mendonça, que chega para fomentar, mais uma vez, a discussão sobre o ensino de língua portuguesa para o jovem de hoje. Vale a pena conferir.

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