Blog do Cereja


Wednesday, 27 de October de 2021 Rss
20 Jan

O Brasil na avaliação do PISA

O Brasil na avaliação do PISA

          Em 4/12/2013, a imprensa divulgou os resultados do último PISA, um programa de avaliação internacional, que, desta vez, além de Leitura e Matemática, envolveu também Ciências.

O destaque, disparado, foi para a China, que pegou 1º lugar nas três disciplinas. Entre 65 países participantes, o Brasil, infelizmente, mais uma vez ficou entre os últimos colocados: 55º lugar em Leitura; 58º em Matemática; e 59º lugar em Ciências.

Dessa avaliação participaram cerca de 20 mil estudantes brasileiros, todos com 15 anos de idade, 80% dos quais da rede estadual. Se tivessem participado apenas alunos da rede particular, o Brasil ficaria entre os 50 primeiros lugares, o que ainda deixaria muito a desejar.

Contudo, se comparamos a atual média brasileira com a de 2000 ― ano em que o Brasil participou pela primeira vez dessa avaliação e ficou em último lugar em leitura ―, notamos que a competência leitora de nossos estudantes tem melhorado, embora ainda haja muito por fazer.

Políticas públicas como a criação da Prova Brasil precisam continuar e ser aprimoradas. A meu ver, a Prova Brasil deveria ser aplicada também à rede particular de ensino. Haveria maior visibilidade para a questão da leitura; além disso, teríamos um quadro mais completo da situação de nossos estudantes em Leitura, Matemática e Ciências.

Leiam mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u351481.shtml

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *