Blog do Cereja


Wednesday, 27 de October de 2021 Rss
10 Aug

O currículo nacional vem aí!

O currículo nacional vem aí!

Créditos: Thinkstock/Getty Images

Créditos: Thinkstock/Getty Images

 

Começam as discussões em torno da criação um currículo nacional ou a BNC, isto é, a Base Nacional Comum Curricular. Se você quer participar, há possibilidade de fazer isso, e a hora é já. Envie suas sugestões ao MEC por meio do site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

 Quais são os objetivos da Base Nacional Comum Curricular?

É a própria equipe que participa do projeto que explica:

“A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claros  os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.

A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.

Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.

A Base é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.”

(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php/base-nacional-o-que-e/)

 
Quem está participando da construção da Base Nacional Comum Curricular?

Professores, escolas, grupos de estudo e de pesquisa, entidades, associações, podem participar, enviando suas sugestões para a construção de um currículo escolar que seja comum a todos os estudantes do país.

Na atual fase do trabalho, atuam “116 especialistas, organizados em comissões por área/componente curricular/etapa da educação básica. Essas comissões, coordenadas pelos assessores, são responsáveis pela redação dos objetivos de aprendizagem. Compõem esta comissão representantes de 35 universidades e 2 Institutos Federais de Educação; professores das redes públicas estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal, indicados pelas secretarias estaduais de educação; gestores das redes públicas estaduais, também indicados pelas secretarias estaduais.

Os professores das universidades que compõem a equipe de especialistas foram indicados pelo grupo de assessores a partir dos seguintes critérios: ser professor doutor de universidades, envolvido com atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à educação básica, ter participação anterior em políticas do MEC voltadas à educação básica (PNAIC,  PNLB, PACTO do Ensino Médio, PNBE, dentre outras), ter participação em processos de elaboração de currículos municipais e/ou estaduais”. (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/index.php/base-nacional-protagonistas/#conteudo-base/)

E você, é a favor da criação de um currículo básico nacional? Mande sua opinião.

 

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *