Blog do Cereja


Wednesday, 20 de October de 2021 Rss
20 Jan

O farol

O farol

 

Caros amigos professores, se vocês gostam de trabalhar em suas aulas com linguagem não verbal, eis uma dica bem legal: o filme O farol, do diretor Po Chou Chi, que já ganhou 27 prêmios internacionais.

Nesse curta, de apenas 7 minutos (tempo perfeito para uso em aula), o cineasta faz uma belíssima reflexão sobre a inevitável passagem do tempo e a sucessão das gerações. Os desenhos são muito delicados e um piano, ao fundo, leva nossa sensibilidade longe.
O filme pode ser abordado em todos os níveis de ensino e para diferentes fins: para leitura e discussão, simplesmente; como estímulo temático para produção textual; para uma recriação verbal; para estabelecer relações intertextuais; para aulas de filosofia, etc.
Para o segmento do 1º ao 5º, alerto apenas para a necessidade de avaliar bem a adequação do filme à sua sala de aula, especificamente, pois o filme é um pouco triste. Logo, não estranharia se algumas crianças chegassem às lágrimas ao final do filme, bem como qualquer adulto. (É engraçado: quando nós, adultos, choramos, é sinal de sensibilidade; entretanto, quando uma criança chora, muitos pais podem alegar que o professor está traumatizando os alunos… rsrsrs).
Vale a pena conferir!

http://catracalivre.com.br/geral/cinema-dica-digital/indicacao/conheca-a-animacao-que-venceu-mais-de-20-premios-internacionais/

(P. S.: A dica desse filme me foi passada por nossa assessora pedagógica do Rio de Janeiro, Ana Cecília.)

 

 

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *