Blog do Cereja


Wednesday, 20 de October de 2021 Rss
05 May

O vendedor de fumaça

O vendedor de fumaça

O vendedor de fumaças

O vendedor de fumaça, de Jaime Maestro, é um curta-metragem de animação realizado pelos alunos da Primer Frame, escola espanhola de animação. O filme ganhou o prêmio Goya em 2013, cuja cerimônia de premiação pode ser vista no link http://www.youtube.com/user/PrimerFrame.

O filme mostra um jovem que, ao chegar a certo vilarejo, encanta a população com suas mágicas de fumaça. Com seus truques de ilusão, consegue atender a todos os desejos e necessidades da população, tornando-os muito felizes e, ao mesmo tempo, tornando-se um herói. Contudo, algo inesperado acontece e põe por terra todas as ilusões.

Com apenas 6 minutos e 26 segundos, O vendedor de fumaça é perfeito para uso em sala de aula. O vídeo permite diferentes abordagens e níveis de leitura. Pode ser trabalhado, por exemplo, para abordar temas como arte, fantasia/realidade, diferentes formas do ver/olhar o mundo, valores, etc. Em níveis mais altos, pode ser trabalhado para examinar, principalmente, a questão dos discursos, ou seja, o discurso da promessa, da felicidade fácil, do tudo está a seu alcance ― que é exaustivamente propalado pela linguagem publicitária, por certos livros de autoajuda e por muitos discursos políticos, principalmente em época eleitoral.

Também pode ser aproveitado para diferentes trabalhos de produção textual, dependendo do gênero que está sendo explorado pelo professor. Pode ser recriado, atualizado, modificado, se estiver trabalhando o conto, por exemplo. Pode também ser transcrito para a linguagem dos quadrinhos, se esse for o gênero em foco. Pode ainda ser objeto de discussão para posterior produção de artigo de opinião, e assim por diante.

Além disso, o vídeo é um excelente material de trabalho para leitura. Permite que o aluno faça várias inferências, levantamentos de hipótese, comparações, conclusões.

Fica a dica: http://www.youtube.com/watch?v=VEkxy37kfCw

Vendedor de fumaças

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *