Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
26 Oct

Obrigado, Saraiva!

Obrigado, Saraiva!

No dia 18 de junho, fomos todos surpreendidos com a notícia de que a Editora Saraiva havia sido vendida para a Editora Ática. Gostaria de me reportar a uma experiência semelhante que vivi há alguns anos.

Nossa primeira publicação, a obra Português: linguagens (ensino médio), ocorreu em 1990, pela Editora Atual. Portanto, neste ano esta coleção está fazendo 25 anos! Em julho de 1999, quando estava saindo a primeira edição da coleção Português: linguagens (ensino fundamental II), recebi um telefonema do professor Gelson Iezzi, um dos sócios da Editora Saraiva, informando que a Atual tinha sido vendida para a Editora Saraiva.

Num primeiro momento, foi com tristeza que recebi a notícia, pois gostava muito daquela casa e, principalmente, das pessoas com quem eu trabalhava. Mas, alguns meses depois, já conhecia o pessoal da Saraiva, que me recebeu muito bem, e desde então foram 16 anos de rica convivência.

Com a equipe comercial da Saraiva, minhas obras tiveram maior visibilidade e um impulso muito grande na divulgação. Com o núcleo Atual, que existiu durante todo esse tempo dentro da Saraiva, e particularmente com o meu editor Noé, pudemos realizar projetos maravilhosos, com muita ousadia e inovação. Nunca recebi um não para um projeto. Ao contrário, senti-me compreendido e apoiado em todas as iniciativas, seja para a linha teórico-metodológica das obras, seja para a publicação de novos títulos, seja ainda para materiais complementares, como vídeos, CDs, DVDs e recursos digitais.

No ano passado, a Saraiva completou 100 anos e sempre tive muito orgulho de participar de uma empresa com essa tradição. Ao longo dos 16 anos em que estou ligado à empresa, estabeleci uma amizade distante, mas de muito respeito e admiração, pela família Saraiva. Tanto Jorge Saraiva quanto o filho, Jorge Saraiva Neto, sempre apoiaram e viabilizaram nossas iniciativas e projetos.

Neste ano, a parte da empresa voltada à edição de livros se junta à Editora Ática para uma nova etapa. Deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos à família Saraiva pela rica convivência e pelo apoio profissional. Nossa luta no mundo da educação e dos livros continua.

Espero que as editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual possam dar continuidade ao trabalho que antes vinham desenvolvendo, e que, unidas, consigam alcançar um padrão de qualidade ainda melhor, publicando livros verdadeiramente comprometidos com a educação e com a cultura do país.


Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *