Blog do Cereja


Monday, 2 de August de 2021 Rss
27 Oct

Palavra cantada, palavra encantada

Palavra cantada, palavra encantada

Vocês já conhecem o CD Um minutiiiinho!, do grupo Palavra Cantada? É um CD com 14 canções muito adequadas para o trabalho com crianças na fase inicial do ensino fundamental I. Veja mais informações em https://www.youtube.com/watch?v=1NYGfuOqpo4.

palavra-cantada-palavra-encantada

O próprio nome do CD e título da primeira faixa já sugere o tema central do disco: a falta de tempo das crianças, pois precisam brincar, é lógico! Sim, é esse espírito lúdico que preside as canções desse trabalho.

A mãe chama o filho, e lá vêm desculpas:

 

“Primeiro, maior perigo

Segundo, estou ferido

Terceiro, voar bem alto

O inimigo já está no alvo.”

 

Com a filha não é diferente:

“Primeiro, a bonequinha

Segundo, abre a boquinha”

 

O espírito de brincadeira também se encontra nas canções “Então tá combinado” e “Vem dançar com a gente” e na deliciosa canção “Para parar a brincadeira”, que é perfeita para explorar a relação grafema/fonema durante a fase de alfabetização, pois apresenta uma joia de letra como esta (ouça a canção em https://www.youtube.com/watch?v=Rq6gyrXAG5g):

 

“Pa parapapa parapapa parapapa parapapa parapapa

Pa parapapa parapapa parapapa

 

Para parar a brincadeira

Para parar para arrumar

Para parar a bagunceira

Para parar para guardar”

 

A primeira unidade do volume 1 da coleção Português: linguagens inicia-se justamente com o tema “Vai começar a brincadeira!”, sugerindo à criança que aprender a ler e escrever não são atividades chatas e cansativas; ao contrário, elas podem ser agradáveis e extremamente lúdicas, desde que os textos sejam motivadores, como as canções do Palavra Cantada.

Há também canções com letras bem curtas, como “Bruxa feia” e “Bolinhas de sabão”, que são perfeitas para as crianças que estão iniciando o processo de alfabetização, pois podem levantar suas hipóteses de leitura sem perder o todo do texto.

Sugiro aos professores que trabalham com minha coleção que conheçam o CD Um minutiiiinho! e o aproveitem nas aulas. Eis um bom jeito de começar a ler: com diversão e encantamento!

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *