Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
08 Jun

PNLD 2016 no Rio

PNLD 2016 no Rio

Neste ano, estamos participando do Programa Nacional do Livro Didático 2016 com nossa coleção Português: linguagens, ensino fundamental I.

pl


Nesta semana, estive no Rio de Janeiro e participei de três palestras: em Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo. Os professores foram muito amáveis e me receberam muito bem, além de acolher com empatia nossas propostas e sugestões de ensino. Aliás, diria que, em tantos anos, esta tem sido a melhor recepção que a coleção
Português: linguagens (Ensino fundamental I) tem recebido dos professores da rede pública de ensino, o que me deixa muito feliz.

De fato, a obra foi profundamente reformulada e tomou como base uma pesquisa de opinião que envolveu mais de 100 profissionais de ensino, muitos dos quais da rede pública de ensino. Seleção de textos mais curtos e mais adequada aos anos iniciais, gêneros textuais mais condizentes com a faixa etária, inclusão de novos assuntos de gramática e um trabalho riquíssimo de leitura, com enorme diversidade de textos, gêneros e autores. Além disso, em cada volume, uma “Provinha diagnóstica”, que ajuda o professor a avaliar os alunos a partir de critérios da Provinha e da Prova Brasil e da ANA. Esses são alguns destaques que tenho procurado ressaltar nos encontros, mas a obra é muito mais do que isso.

Dos cerca de 250 objetos educacionais digitais que preparamos para esse programa, por exemplo, tenho oportunidade de mostrar poucos, apenas quatro ou cinco. Mesmo assim, os professores têm se encantado com esses recursos didáticos.

Muito obrigado a todos os professores, orientadores, coordenadores e secretários de educação com quem tive contato nas últimas semanas e um abraço a todos.

Evento em Nova Iguaçu (2/5)

Com as coordenadoras da Secretaria de Educação, ao término da palestra.

Com as coordenadoras da Secretaria de Educação, ao término da palestra.

 

Com os professores de Nova Iguaçu.

Com os professores de Nova Iguaçu.

 

Evento em Duque de Caxias (2/6)

Com professores, técnicos e coordenadores no município de Duque de Caxias, ao término da palestra.

Com professores, técnicos e coordenadores no município de Duque de Caxias, ao término da palestra.

 

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *