Blog do Cereja


Saturday, 23 de October de 2021 Rss
15 Jan

Poemas em potes e jornal mirim

Poemas em potes e jornal mirim

Desejo a todos um ótimo 2016, com muitas realizações pessoais e pedagógicas!  

Imagem 1No final de dezembro, já quase às vésperas do Natal, tive o prazer de visitar o Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, e participar de uma reunião com os professores. Fiquei bastante impressionado com os projetos que os alunos vêm desenvolvendo em  Produção de textos.

Os alunos do 4º ano, por exemplo, desenvolveram o belíssimo projeto intitulado “Da janela lateral, a poesia na esquina e em potes...”, concebido a partir do trabalho musical do Clube da Esquina – grupo mineiro de BH  formado por Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brandt, Beto Guedes, Lô Borges e outros.  É dessa turma que nasceram os discos Clube da Esquina 1 (1972) e Clube da Esquina 2 (1978), nos quais algumas canções ficaram imortalizadas, como “Cais”, “Trem azul”, “Um girassol da cor de seu cabelo”, entre outras. 

Imagem 2A professora Ritinha, do 4º ano, primeiramente, fez um trabalho de aproximação dos alunos em relação às músicas do Clube da Esquina. Depois disso, explorando o gênero poema, propôs a criação de textos a partir das canções do grupo (amplie e leia alguns que reproduzimos aqui). O resultado foi maravilhoso! Os poemas, de boa qualidade, foram digitados no formato de um pequeno disco preto, um pouco menor do que eram os discos compactos do passado. Numa das faces do disco, o nome do projeto; na outra face, digitado, o poema produzido pelo aluno.

Os poemas de cada classe foram todos reunidos e acondicionados num pequeno baleiro, como se fossem “guloseimas” a serem degustadas pelos leitores.

Enfim, o projeto ficou uma graça! E os professores conseguiram, a um só tempo, resgatar a história e as canções de um dos mais importantes momentos da música popular brasileira, promover audição e interpretação das canções e criar poemas intertextuais incríveis!
Imagem 3

Os alunos do 5º ano não deixaram por menos: reuniram todas as suas produções feitas ao longo do ano e acondicionaram num jornal de verdade, chamado C.S.A. Mirim, que está em seu segundo número. O jornal é tão cuidadosamente produzido que conta até com um Almanaque, uma espécie de encarte do jornal com curiosidades, jogos e diversão para a garotada.

Enfim, voltei para casa muito gratificado pelo que vi. E ainda por cima recebi um jornal e um baleirinho de presente, que vão ficar carinhosamente guardados em meu escritório.

Acredito que, com estímulos como esses, e com leitores reais, a produção textual passou a ter um significado concreto para os alunos. O caminho é esse.

Imagem 4

Parabéns, professores!

Imagem 5Imagem 6

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *