Blog do Cereja


Tuesday, 27 de July de 2021 Rss
07 Jul

Português Contemporâneo, lançamento aprovado no PNLD 2018!

Português Contemporâneo, lançamento aprovado no PNLD 2018!

Caros professores,

É com muita alegria que informo a vocês a aprovação da coleção Português Contemporâneo no PNLD 2018! Trata-se de um lançamento, uma nova proposta de ensino de Português para o ensino médio.

A obra foi escrita em parceria com Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, duas jovens autoras que agregam ao trabalho sua experiência tanto na sala de aula quanto na formação de professores. Além disso, trazem também solidez e atualidade acadêmica ao trabalho: Carolina é doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e Christiane, doutora em Literatura pela USP.

O resultado dessa parceria é uma obra maravilhosa, com uma seleção primorosa de textos e bastante atualizada em relação às mais recentes propostas de ensino de Português, além de sintonizada com o mundo do jovem de hoje.

Nela, você vai encontrar um trabalho consistente com a leitura de textos literários e não literários, muitas relações entre os conteúdos da disciplina e outras áreas do conhecimento, além de relações com o mundo do jovem e do trabalho.

Em literatura, por exemplo, em seções específicas, são feitas relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento ou outras linguagens. Na seção Entre textos, relaciona-se o texto com outros literários; a seção Entre saberes estabelece relações entre a literatura e diferentes áreas do conhecimento, como a História, a Sociologia, a História da Arte, a Filosofia, etc.; a seção Conexões estabelece relações entre o texto literário e outras linguagens e suportes, como o cordel, a escultura, a canção, o cartum, o quadrinho, etc. Há ainda a seção Mundo plural, que abre discussão sobre temas importantes do mundo em que vivemos, a ética, o meio ambiente, o mundo do trabalho, etc.

A produção de textos, centrada nos gêneros, traz novidades importantes, como propostas de curtas (videodocumentários de cinco minutos) feitos pelos alunos a partir de seu próprio celular e gêneros ligados ao mundo do trabalho, como entrevista de emprego, currículo e carta de apresentação, além de gêneros relacionados com esferas públicas, como a ata, o edital, o estatuto.

A gramática é trabalhada pela perspectiva enunciativa e apresenta ricas atividades de análise semântico-discursiva. Há, por exemplo, no volume 1, dois capítulos dedicados ao estudo de tópicos da semântica, essenciais para a construção de sentidos na leitura e na produção de textos. Além disso, no volume 3, há capítulos inteiros de análise linguística, que colaboram tanto para a preparação do estudante para a prova de Redação no Enem e nos vestibulares quanto para as questões de interpretação e gramática do Enem.

Enfim, convido todos a conhecerem de perto essa obra que foi concebida e produzida para tornar o trabalho de sala de aula mais rico e gratificante para professores e estudantes do ensino médio.

Recentemente, participamos de um bate-papo na Internet no programa “Autores na Web”, no qual fizemos uma rápida apresentação da obra. Dê uma conferida: http://edocente.plurall.net/autoresnaweb?filter_dates=past

Português Contemporâneo

 

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *