Blog do Cereja


Wednesday, 27 de October de 2021 Rss
08 Mar

Publicações de/sobre literatura negra no Brasil

Publicações de/sobre literatura negra no Brasil
Antologia de Poesia Poesia negra brasileira

No início de fevereiro, publicamos o artigo “Literaturas africanas de língua portuguesa na sala de aula”, saudando a obra Contos africanos, da Editora Ática.

Desde então, venho me empenhando para levantar o que existe publicado em nosso país de literaturas africanas de língua portuguesa, bem como de autores afro-brasileiros ou negro-brasileiros, como preferem alguns.

Acabei me surpreendendo com a quantidade de livros que encontrei e gostaria de compartilhar com vocês minhas últimas descobertas e aquisições nesse terreno. Entre elas estão Antologia de poesia afro-brasileira – 150 anos de consciência negra no Brasil, organizada por Zilá Bernd (Editora Mazza); A poesia negra brasileira, organizada por Zilá Berd (Editora AGE); O negro em versos – Antologia da poesia negra brasileira, organizada por Luiz Carlos dos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares (Editora Moderna).

Além dessas obras, que são antologias, há também obras de estudos específicos de escritores negros brasileiros, como as obras do militante negro Cuti: Lima Barreto (Selo Negro Edições), Literatura negro-brasileira (Editora Selo Negro) e A consciência do impacto nas obras de Cruz e Sousa e de Lima Barreto (Autêntica). Há ainda, no campo musical, Ossons dos negros, de José Ramos Tinhorão (Editora 34), que aborda a tradição de cantos, danças e folguedos negros no Brasil.

Também sugiro que leiam o artigo “O ensino de literatura africana precisa melhorar, aponta pesquisador da USP”, recentemente publicado, que comenta os resultados de uma pesquisa feita pelo pós-graduando da USP André de Godoy Bueno: http://www.ebc.com.br/educacao/2016/02/ensino-de-literatura-africana-precisa-melhorar-aponta-pesquisador-da-usp

 Na próxima semana, conversaremos um pouco sobre os conceitos de “literatura afrodescendente”, “afro-brasileira” e “negro-brasileira”, termos que vêm sendo usados um pelo outro, mas que guardam imprecisões.

 Os sons dos negros no BrasilO negro em versos A conciencia do impacto nas obras Lima Barreto Literatura negro-brasileira

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *