Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
31 Mar

Rob Gonsalves: entre o fantástico e o Surrealismo

Rob Gonsalves: entre o fantástico e o Surrealismo

(Rob Gonsalves)

(Rob Gonsalves)

Quem já curtiu, como eu, as montagens do artista gráfico holandês M. C. Escher (http://www.mcescher.com/gallery/most-popular/), com seus incríveis efeitos de ilusão de ótica, certamente vai se apaixonar pelas pinturas do canadense Rob Gonsalves.

Céu e água I, de Escher.

Céu e água I, de Escher.


Nascido em Toronto, em 1959, Rob Gonsalves tem um trabalho muito original. Suas obras criam ilusões entre o mundo real e o imaginário, fazendo com que o espectador reflita sobre o que está vendo e tente desvendar os mistérios dessas obras.

Em parte discípulo de Escher, em parte discípulo de surrealistas, como Salvador Dalí e Magritte, Gonsalves explora os múltiplos efeitos de sentido produzidos a partir da aproximação de realidades paralelas, ou a partir da fusão entre o real e o imaginário.

The blank signature, de Magritte.

The blank signature, de Magritte.

Traçando um paralelo entre a pintura de Gonsalves e a poesia moderna, é possível dizer que sua proposta de trabalho se aproxima da pedra no feijão de João Cabral de Melo Neto. Lembram-se? “A pedra dá à frase seu grão mais vivo: obstrui a leitura fluviante, flutual, açula a atenção, isca-a com risco” (“Catar feijão”).

Da mesma forma que Cabral e outros poetas modernos exigem um leitor atento, negando a poesia fácil e musical do Romantismo e impondo fissuras no texto literário, a pintura de Gonsalves também exige um interlocutor atento, que literalmente “trabalhe” ou “recrie” a obra de arte, explorando as múltiplas possibilidades de leitura e interpretação.

Do ponto de vista pedagógico, suas obras podem ser um rico material para o trabalho com leitura e interpretação em diferentes níveis, do fundamental I até o ensino médio. Em níveis mais altos, o estudo comparado com o Surrealismo de Dalí e Magritte certamente enriqueceria ainda mais a abordagem.

Rob Gonsalves.

Rob Gonsalves.


Conheça mais o trabalho de Rob Gonsalves visitando sua página no Facebook: https://www.facebook.com/RobGonsalves.Official

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *