Blog do Cereja


Tuesday, 18 de May de 2021 Rss
01 Sep

Saem as novas edições de Gramática Reflexiva e Gramática – Texto, reflexão e uso

Saem as novas edições de Gramática Reflexiva e Gramática – Texto, reflexão e uso

Amigos professores, está saindo a nova edição das gramáticas do ensino fundamental II — Gramática Reflexiva (4 volumes) e Gramática – Texto, reflexão e uso (volume único) —, ambas em parceria com Thereza Cochar.

Para quem não sabe, as gramáticas são duas versões da mesma obra. A diferença básica entre elas é a seguinte:

Gramática Reflexiva (4 volumes) — Os conteúdos são distribuídos ao longo da coleção, seguindo uma lógica de necessidades e maturidade do aluno.
Gramática – Texto, reflexão e uso (volume único) — É um livro de consulta e apresenta uma distribuição clássica de conteúdos.

Logo, é o professor quem decide o melhor momento para abordar determinados capítulos da obra. Explicando melhor: a Gramática – Texto, reflexão e uso segue a distribuição clássica das gramáticas, começando por fonologia e apresentando, na sequência, conteúdos de morfologia, de sintaxe e de estilística. Assim, dependendo do programa de gramática da escola, é o professor quem decide o melhor momento para abordar determinados conteúdos da grade curricular.

GTRU

Já a Gramática Reflexiva apresenta a distribuição de conteúdos que os autores consideram ideal para o ano e a faixa etária do estudante. Por exemplo: ele poderá estudar substantivo no 6º ano e, simultaneamente, aprender conteúdos de ortografia e de pontuação. Ora, por que esperar o 9º ano para aprender pontuação (ano em que esse conteúdo tradicionalmente é trabalhado), se esse conteúdo é necessário desde o 6º ano? O mesmo vale para noções básicas de concordância, de regência, de acentuação e outros, que vão sendo desenvolvidos aos poucos, ao longo dos anos, em paralelo aos conteúdos próprios de cada bimestre.

GR6      GR7     GR8     GR9

As duas versões apresentam um grande número de textos, atividades e exercícios novos. Os exercícios estão cada vez mais contextualizados e dentro da proposta de análise linguística (interpretação de texto + semântica + análise do discurso).

A estrutura dos capítulos segue o modelo anterior, partindo de atividades mais simples para atividades mais complexas:

  • Construindo o conceito
  • Conceituando
  • Exercícios
  • O conceito na construção do texto
  • Semântica e discurso

Na versão seriada, os capítulos são seguidos de mais duas seções: “Para escrever com coerência/ coesão/ adequação”, etc. e “De olho na escrita”, nas quais são “antecipados” conteúdos, conforme comentado acima.

A versão seriada apresenta vários recursos complementares:

  • Livro digital (LIDi) com recursos digitais + objetos digitais
  • Banco de questões
  • Gestão de aprendizagem
  • Relatórios individuais e por classe

Acreditamos que as novas edições das gramáticas tornarão as aulas de língua portuguesa mais atualizadas e dinâmicas e mais sintonizadas com o que vêm apontando os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular, e certos exames, como o Enem.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *