Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
18 Aug

Sai nova edição das gramáticas para os anos finais do ensino fundamental

Sai nova edição das gramáticas para os anos finais do ensino fundamental

Capas da Coleção GR

Caros professores:


Trago a boa notícia de que saiu a nova edição de duas gramáticas voltadas para os anos finais do ensino fundamental (6º a 9º anos): Gramática reflexiva (seriada, em 4 volumes) e Gramática — Texto, reflexão e uso, que é a versão em volume único do mesmo material.

A nova edição conta com a coautoria de Carolina Dias Vianna, doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, a qual trouxe para a reformulação  muitas contribuições provenientes dos mais recentes estudos no campo da linguagem e da análise do discurso.

Reformulada de acordo com as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a obra apresenta vários conteúdos novos, como estratégias de impessoalização da linguagem, coesão referencial e sequencial, modalização apreciativa e epistêmica.

Além dos gêneros que sempre serviram como objeto de análise linguística — poemas, anúncios publicitários, artigos de jornal, textos de campanha, etc. —, nesta edição são explorados gêneros típicos da cultura jovem, como memes, textos de blogs e sites, tirinhas e cartuns.

O enfoque inovador e questionador que sempre caracterizou essas obras é mantido, porém, nesta edição, aprofunda-se o caráter reflexivo e crítico da obra em relação às concepções tradicionais da gramática normativa, à variação linguística e à produção dos discursos na sociedade.

Em cada capítulo são indicadas as habilidades da BNCC que são exploradas nos textos e, no Manual do Professor, há quadros que apresentam um levantamento completo de todas as habilidades trabalhadas ao longo da obra.


Qual é a diferença entre as duas versões da gramática?

Antes da BNCC, os professores podiam organizar os conteúdos de análise linguística de acordo com suas preferências. A BNCC, entretanto, já apresenta uma distribuição de conteúdos por série, a qual deve ser observada pelas escolas de todo o país. A Gramática reflexiva, portanto, por ser seriada, é bastante adequada às escolas que desejam trabalhar com um material que já apresente a divisão das habilidades tal qual a Base indica para cada ano. 

A Gramática — Texto, reflexão e uso é um volume único que apresenta uma estrutura convencional das gramáticas em geral, ou seja, é composta de quatro grandes unidades — Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Estudos de Linguagem e Estilística — e cabe ao professor determinar que partes da obra serão trabalhadas em cada ano e em cada aula. As habilidades da BNCC são igualmente identificadas em cada capítulo e no Manual do Professor. É uma obra perfeitamente adequada para servir como obra de referência, isto é, para pesquisa, consulta, exercícios complementares, revisão, etc.

Capa do novo GTRU
Por fim, outra diferença importante é que a Gramática reflexiva é consumível, ao passo que a Gramática — Texto, reflexão e uso é não consumível.

Professor(a), estamos muitos satisfeitos com a nova edição dessas obras e gostaríamos de compartilhar com você os resultados desse trabalho.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *