Blog do Cereja


Sunday, 9 de May de 2021 Rss
10 Mar

Um delicado olhar concretista sobre a concretude de São Paulo

Um delicado olhar concretista sobre a concretude de São Paulo

O tema de hoje é a dica de um vídeo delicioso: A São Paulo de Haroldo de Campos.

Se você quer conhecer São Paulo, ou conhecê-la sob certo ponto de vista, nada melhor do que conhecê-la pelo olhar do professor, poeta, tradutor e crítico literário Haroldo de Campos.

Haroldo de Campos (1929-2003).

Haroldo de Campos (1929-2003).


Paulista e paulistano (para quem não sabe, paulistano é aquele que nasce na capital do Estado), Haroldo de Campos apresenta, nesse vídeo, uma visão sensível da cidade, num misto de memórias de infância, lugares turísticos, cantinhos descolados, passeios, diversidade cultural e étnica. Enfim, uma São Paulo vista por dentro, sem chavões e sem preconceitos.

E, para dialogar sobre a cidade, quem ele convida? Ninguém menos do que, entre outros, mais um representante típico da cidade: Arnaldo Antunes.

Poema concreto de Haroldo de Campos.

Poema concreto de Haroldo de Campos.


Embora focado na cidade, o vídeo acaba refletindo também um pouco da história do país na segunda metade do século XX, já que Haroldo, ao lado de Augusto de Campos e Décio Pignatari, foi um dos expoentes da poesia concreta, movimento literário de grande expressão nos anos 1960-1970, que acabou repercutindo fortemente na música e nas artes plásticas da época.

Enfim, uma boa pedida! Não perca!

http://tal.tv/video/o-sao-paulo-de-haroldo-de-campos/

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *