Blog do Cereja


Tuesday, 27 de July de 2021 Rss
21 Aug

Volume único – Conecte Live – Língua Portuguesa

Volume único – Conecte Live – Língua Portuguesa

Caros professores:

Saiu o volume único Conecte Live – Língua Portuguesa, inteiramente de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o novo ensino médio. A obra conta com a coautoria de Carolina Dias Vianna, doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp.

Este volume único apresenta uma estrutura diferente da que adotamos na coleção Português: linguagens: a independência das partes de literatura, gramática e produção de textos. Acreditamos que esse modo de organização dará maior liberdade a você, professor, e também aos alunos, considerando a flexibilidade pressuposta na BNCC do ensino médio, a qual permite a concepção de diferentes arranjos de conteúdo, dependendo do interesse dos alunos, dos profissionais de ensino e dos itinerários formativos oferecidos em cada escola. Na introdução de cada capítulo das diferentes partes são indicadas as habilidades da BNCC ali exploradas e no Manual do professor há quadros que apresentam um levantamento completo de todas as habilidades trabalhadas no livro.

Conecte capa VU

Além da mudança na estrutura, a obra foi enriquecida com a seção Perspectivas, que estabelece relações entre os conteúdos explorados no livro e a realidade do estudante, abordando questões sobre projeto de vida, mercado de trabalho, meio ambiente, cidadania, etc.

O volume é acompanhado de um Caderno de revisão e de um Caderno de atividades, que reúne, de um lado, atividades complementares, com questões originais (criadas pelos autores), e, de outro, questões extraídas de exames do Enem e dos vestibulares.

Na parte de literatura, destacamos uma maior ênfase na leitura de textos literários e de textos não verbais (pintura) e o enxugamento da parte historiográfica, deixando a obra mais enxuta e dinâmica. Foram também inseridas novas indicações de filmes, livros, músicas e sites, bem como novos boxes estabelecendo relações entre literatura e TV, cinema, música, etc.

Na parte de gramática, destacamos a conservação do enfoque enunciativo-discursivo característico das nossas obras, buscando trabalhar os conteúdos de análise linguística em razão dos usos sociais da linguagem. Ressaltamos ainda o tratamento especial dado a conhecimentos linguísticos propostos pela BNCC, entre eles: estratégias de impessoalização da linguagem, coesão referencial e sequencial, modalização apreciativa e epistêmica. Essa ampliação foi possível tendo em vista a nova abordagem dos conteúdos de morfologia e sintaxe, trabalhados em uma unidade à parte, com um caráter de revisão. Como sempre, com o intuito de tornar o estudo da língua mais atraente e motivante, nos esforçamos para aproximá-lo dos interesses do jovem contemporâneo e da cultura juvenil, por meio da inserção de gêneros dos meios digitais como base para o estudo gramatical, entre eles os memes, os posts e comentários veiculados em blogs e nas redes sociais, que apresentam uma linguagem jovem e atual.

Na parte de produção de texto, destacamos a divisão em cinco unidades, equivalentes aos cinco campos de atuação mencionados na BNCC: campo da vida pessoal, campo de atuação na vida pública, campo jornalístico-midiático, campo artístico-literário e campo das práticas de estudo e pesquisa. Dessa forma, em cada unidade são trabalhados os gêneros próprios do campo de atuação que dá título a ela. Como recomendado pela BNCC, todos os gêneros trabalhados estão relacionados a um projeto de interesse dos jovens, no qual resultam as produções textuais feitas na unidade. Entre os projetos estão: feira de profissões, produção de um e-zine, sarau, apresentação teatral, concurso de redações para o Enem. Tendo em vista as novas exigências do mundo contemporâneo e os interesses do jovem atual, muitos gêneros novos foram introduzidos na obra, tais como biodata, currículo, videocurrículo, miniconto, videoconto, videopoema, vlog, podcast noticioso, como prevê a proposta da BNCC. Ao final da parte de produção textual, há dois capítulos especialmente voltados para o texto dissertativo-argumentativo, que preparam para a prova de Redação do Enem e dos vestibulares.

Professor(a), estamos muitos satisfeitos com o lançamento dessa obra e gostaríamos de partilhar com você os resultados desse trabalho.

Informe-se com os assessores pedagógicos e com os consultores da Somos Educação sobre a possibilidade de conhecer o material.

Deixe o seu comentário

Seu email não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *